domingo, 6 de dezembro de 2015

A história da empresa Hugo Boss

Hugo Ferdinand Boss nasceu em 8 de Julho de 1885, o quinto e mais novo filho de Heinrich Boss e sua esposa Luise, que detinham conjuntamente a uma loja de lingerie e roupa de cama na cidade de Swabian em Metzingen. Como apenas um dos seus irmãos - uma irmã - sobreviveu à infância, ele foi escolhido como o herdeiro da loja de seus pais. Ele começou uma aprendizagem como um comerciante antes de se alistar no exército durante a Primeira Guerra Mundial, e completou o seu período de alistamento sem ser promovido.

Hugo F. Boss abriu sua fábrica de roupas em 1924 com o apoio financeiro de outros dois fabricantes em Metzingen uma pequena cidade ao sul de Stuttgart, onde ainda existe a fábrica da Hugo Boss. Durante seus primeiros anos, a fábrica empregava entre 20 e 30 costureiras.

A empresa começou como uma pequena loja de roupas que comercializava uniformes, macacões e fardas militares. Graças ao clima econômico da época devido ao período pós guerra a empresa declarou falência, mas em 1931 conseguiu um acordo com seus credores, ficando com seis máquinas de costura para recomeçar o negócio.

Neste mesmo ano, Hugo Ferdinand Boss se filiou ao partido nacional nazista e se tornou um membro patrocinador da Schutzstaffel. Com isso a situação econômica da empresa melhorou. Ele também entrou para a Frente de Trabalho Alemã em 1936, o Reich de Proteção Air em 1939, e do Bem-Estar e Socialista Popular Nacional em 1941. Depois de juntar-se a essas organizações, suas vendas aumentaram 38,260 RM (26.993 dólares americanos em 1932) para mais de 3.300.000 RM em 1941. Seus lucros também aumentaram no mesmo período de 5000 para 241.000 RM.

Para a produção nos últimos anos de guerra, Hugo Boss usou mão de obra escrava de trabalhadores da Bélgica, França, Itália, Áustria, Polônia, Tchecoslováquia e União Soviética. Os trabalhadores tinham uma carga diária de 12 horas, com um curto período de intervalo, pelos relatos eram cerca de 140 pessoas em sua maioria mulheres.

O empresário, após o término da guerra, foi tachado de “oportunista do Terceiro Reich“, multado em 80 mil marcos e privado de seus direitos civis. Segundo dizem, Hugo era o alfaiate preferido de Adolf Hitler. Ele morreu em 1948, mas o seu negócio sobreviveu.

Em 1953 a empresa recebeu a sua primeira encomenda de ternos masculinos que conquistou os homens por suas linhas limpas, por trazer um tecido mais leve, resultando em uma expansão de 150 funcionários até o final do ano. Em 1969, dois netos de Hugo, Uwe e Jochen Holy, assumiram o controle da empresa e focaram na moda masculina e no desenvolvimento internacional.

Em 1970, a empresa lançou uma linha de ternos que tinha como alvo os jovens empresários com grandes potenciais de crescimento. Em 1977, a marca Hugo Boss foi registrada e logo em seguida a empresa passou a patrocinar equipes da Fórmula 1 e renomados atletas de tênis e golfe, conquistando assim uma enorme exposição mundial através de esportes de elite.

Ao entrar no mercado americano a marca Hugo Boss ganhou notoriedade pois os seus ternos foram usados por estrelas como Sylvester Stallone e Michael Jackson, o tenista Bjorn Borg, sem esquecer a dupla de detetives da famosa série de televisão “Miami Vice”.

A empresa cresceu muito na década de 80, em 1984, a primeira fragrância da marca apareceu fazendo a empresa ganhar o crescimento necessário para listagem na Bolsa de Frankfurt no ano seguinte. A marca entrou no mundo do golfe, patrocinando Bernhard Langer em 1986 e entrou para o mundo do tênis, patrocinando a Copa Davis em 1987. Além disso a empresa também apresentou a sua primeira coleção de óculos de sol.

Em 1989, a empresa iniciou sua expansão para outras categorias de produtos e sua coleção também foi ampliada, passando a oferecer linhas de camisas, gravatas, suéteres e jaquetas, logo em seguida o grupo têxtil Marzotto adquiriu uma participação de 77,5% da empresa.

No ano de 1993 Hugo Boss faz o lançamento do BOSS WHITE, primeiro perfume feminino da marca alemã. Nos anos seguintes foram lançados a linha BALDESSARINI, o perfume HUGO MAN, as primeiras coleções de sapatos masculinos e relógios da marca.

Em 1998, o terno “feminino” entrou no dicionário da HUGO BOSS. As coleções para as mulheres seguiam o padrão masculino de peças com corte limpo e muitas vezes reto e geométrico, sem grandes ornamentos, acessórios, decotes ou curvas. A sofisticação estava na simplicidade e no uso de materiais que davam o toque final as roupa. Nos anos seguintes também foram criadas linhas casuais BOSS ORANGE, esportivas BOSS GREEN (antes conhecida como BOSS GOLF) e uma high end, que apresentava somente roupas de alta qualidade (BOSS SELECTION). Além de ter inaugurado sua loja âncora em plena Avenida Champs-Elysées, em Paris.

Em 2004, foi o lançamento da BOSS SELECTION, grife que enxerga a moda como manifestação moderna do luxo. A atenção aos detalhes, aos tecidos mais seletos do mercado e a elaboração artesanal caracterizam esta linha.

De 2005 à 2010 a empresa lançou vários produtos e aumentou a sua área de atual lançando um celular HUGO BOSS em parceria com a Samsung, neste intervalo também foram lançadas as linhas BOSS SKIN (linha de cosméticos masculinos), perfume feminino BOSS FEMME, BOSS SELECTION TAILORED LINE (linha de ternos feitos sob medida), sua primeira linha de roupas e acessórios para crianças, e por fim os perfumes BOSS ORANGE e HUGO ELEMENT.

De 2011 para cá foram lançados os perfumes JUST DIFFERENT, BOSS ORANGE MAN, HUGO RED e a linha BOSS HOME, para casa que compreende roupas de cama, banho e toalhas de praia modernas, elegantes e que apresentam acabamento de alta qualidade.

Hoje os produtos são fabricados em uma variedade de lugares, incluindo próprias unidades de produção da empresa em: Metzingen, Alemanha; Morrovalle, Itália; Radom, na Polónia; Izmir, Turquia; Solo, Indonésia; e Cleveland, Estados Unidos.


Onde encontrar mais conteúdo sobre a empresa e sua história:

Hugo Boss site oficial