Hugo Ferdinand Boss
nasceu em 8 de Julho de 1885, o quinto e mais novo filho de Heinrich
Boss e sua esposa Luise, que detinham conjuntamente a uma loja de
lingerie e roupa de cama na cidade de Swabian em Metzingen. Como
apenas um dos seus irmãos - uma irmã - sobreviveu à infância, ele
foi escolhido como o herdeiro da loja de seus pais. Ele começou uma
aprendizagem como um comerciante antes de se alistar no exército
durante a Primeira Guerra Mundial, e completou o seu período de
alistamento sem ser promovido.
Hugo F. Boss abriu
sua fábrica de roupas em 1924 com o apoio financeiro de outros dois
fabricantes em Metzingen uma pequena cidade ao sul de Stuttgart, onde
ainda existe a fábrica da Hugo Boss. Durante seus primeiros anos, a
fábrica empregava entre 20 e 30 costureiras.
A empresa começou
como uma pequena loja de roupas que comercializava uniformes,
macacões e fardas militares. Graças ao clima econômico da época
devido ao período pós guerra a empresa declarou falência, mas em
1931 conseguiu um acordo com seus credores, ficando com seis máquinas
de costura para recomeçar o negócio.
Neste mesmo ano,
Hugo Ferdinand Boss se filiou ao partido nacional nazista e se tornou
um membro patrocinador da Schutzstaffel. Com isso a situação
econômica da empresa melhorou. Ele também entrou para a Frente de
Trabalho Alemã em 1936, o Reich de Proteção Air em 1939, e do
Bem-Estar e Socialista Popular Nacional em 1941. Depois de juntar-se
a essas organizações, suas vendas aumentaram 38,260 RM (26.993
dólares americanos em 1932) para mais de 3.300.000 RM em 1941. Seus
lucros também aumentaram no mesmo período de 5000 para 241.000 RM.
Para a produção
nos últimos anos de guerra, Hugo Boss usou mão de obra escrava de
trabalhadores da Bélgica, França, Itália, Áustria, Polônia,
Tchecoslováquia e União Soviética. Os trabalhadores tinham uma
carga diária de 12 horas, com um curto período de intervalo, pelos
relatos eram cerca de 140 pessoas em sua maioria mulheres.
O empresário, após
o término da guerra, foi tachado de “oportunista do Terceiro
Reich“, multado em 80 mil marcos e privado de seus direitos civis.
Segundo dizem, Hugo era o alfaiate preferido de Adolf Hitler. Ele
morreu em 1948, mas o seu negócio sobreviveu.
Em 1953 a empresa
recebeu a sua primeira encomenda de ternos masculinos que conquistou
os homens por suas linhas limpas, por trazer um tecido mais leve,
resultando em uma expansão de 150 funcionários até o final do ano.
Em 1969, dois netos de Hugo, Uwe e Jochen Holy, assumiram o controle
da empresa e focaram na moda masculina e no desenvolvimento
internacional.
Em 1970, a empresa
lançou uma linha de ternos que tinha como alvo os jovens empresários
com grandes potenciais de crescimento. Em 1977, a marca Hugo Boss foi
registrada e logo em seguida a empresa passou a patrocinar equipes da
Fórmula 1 e renomados atletas de tênis e golfe, conquistando assim
uma enorme exposição mundial através de esportes de elite.
Ao entrar no mercado
americano a marca Hugo Boss ganhou notoriedade pois os seus ternos
foram usados por estrelas como Sylvester Stallone e Michael Jackson,
o tenista Bjorn Borg, sem esquecer a dupla de detetives da famosa
série de televisão “Miami Vice”.
A empresa cresceu
muito na década de 80, em 1984, a primeira fragrância da marca
apareceu fazendo a empresa ganhar o crescimento necessário para
listagem na Bolsa de Frankfurt no ano seguinte. A marca entrou no
mundo do golfe, patrocinando Bernhard Langer em 1986 e entrou para o
mundo do tênis, patrocinando a Copa Davis em 1987. Além disso a
empresa também apresentou a sua primeira coleção de óculos de
sol.
Em 1989, a empresa
iniciou sua expansão para outras categorias de produtos e sua
coleção também foi ampliada, passando a oferecer linhas de
camisas, gravatas, suéteres e jaquetas, logo em seguida o grupo
têxtil Marzotto adquiriu uma participação de 77,5% da empresa.
No ano de 1993 Hugo
Boss faz o lançamento do BOSS WHITE, primeiro perfume feminino da
marca alemã. Nos anos seguintes foram lançados a linha
BALDESSARINI, o perfume HUGO MAN, as primeiras coleções de sapatos
masculinos e relógios da marca.
Em 1998, o terno
“feminino” entrou no dicionário da HUGO BOSS. As coleções para
as mulheres seguiam o padrão masculino de peças com corte limpo e
muitas vezes reto e geométrico, sem grandes ornamentos, acessórios,
decotes ou curvas. A sofisticação estava na simplicidade e no uso
de materiais que davam o toque final as roupa. Nos anos seguintes
também foram criadas linhas casuais BOSS ORANGE, esportivas BOSS
GREEN (antes conhecida como BOSS GOLF) e uma high end, que
apresentava somente roupas de alta qualidade (BOSS SELECTION). Além
de ter inaugurado sua loja âncora em plena Avenida Champs-Elysées,
em Paris.
Em 2004, foi o
lançamento da BOSS SELECTION, grife que enxerga a moda como
manifestação moderna do luxo. A atenção aos detalhes, aos tecidos
mais seletos do mercado e a elaboração artesanal caracterizam esta
linha.
De 2005 à 2010 a
empresa lançou vários produtos e aumentou a sua área de atual
lançando um celular HUGO BOSS em parceria com a Samsung, neste
intervalo também foram lançadas as linhas BOSS SKIN (linha de
cosméticos masculinos), perfume feminino BOSS FEMME, BOSS SELECTION
TAILORED LINE (linha de ternos feitos sob medida), sua primeira linha
de roupas e acessórios para crianças, e por fim os perfumes BOSS
ORANGE e HUGO ELEMENT.
De 2011 para cá
foram lançados os perfumes JUST DIFFERENT, BOSS ORANGE MAN, HUGO RED
e a linha BOSS HOME, para casa que compreende roupas de cama, banho e
toalhas de praia modernas, elegantes e que apresentam acabamento de
alta qualidade.
Hoje os produtos são
fabricados em uma variedade de lugares, incluindo próprias unidades
de produção da empresa em: Metzingen, Alemanha; Morrovalle, Itália;
Radom, na Polónia; Izmir, Turquia; Solo, Indonésia; e Cleveland,
Estados Unidos.